Ao vivo Rádio Atual FM
16.7 C
Concórdia

TST decide que funcionários dos Correios precisam pagar mensalidade pelo plano de saúde

Brasil – O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que os funcionários dos Correios deverão pagar uma mensalidade pelo plano de saúde. Atualmente, não há mensalidade, mas os trabalhadores pagam uma taxa de coparticipação por consultas e exames.
A mensalidade vai variar de 2,5% a 4,4%, dependendo do salário do colaborador. O TST também alterou a forma de cobrança da cobertura de cônjuges e dependentes. A partir de agora, eles vão contribuir com um porcentual que varia de 35% (filhos) a 60% (cônjuge) sobre a mensalidade do empregado.
O julgamento das mudanças do plano de saúde detonou a greve dos funcionários, deflagrada no domingo, 11. Hoje, os Correios têm 108.000 empregados, mas paga as despesas médicas de 400.000 pessoas. Além dos 32.000 aposentados, também são cobertos pelo plano de saúde filhos, cônjuges e pais dos trabalhadores.
Atualmente, os custos do plano de saúde para a empresa geram uma despesa da ordem de R$ 1,8 bilhão ao ano.
Em nota, o presidente dos Correios, Guilherme Campos, diz que a decisão representa um grande avanço para a retomada do processo de recuperação da empresa, que enfrenta uma grave crise financeira.

“A decisão ficou distante da nossa proposta inicial, mas é um reconhecimento de que o custeio tem de ser compartilhado e é o primeiro o importante para a sustentabilidade do plano e dos próprios Correios”, explica Campos.

Representantes dos funcionários vão se reunir ainda hoje para avaliar o julgamento do TST e a continuidade ou não da greve.
correio

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta