
A Polícia Federal prendeu em flagrante dois homens em Santa Catarina durante a Operação Proteção Integral II, deflagrada nesta quarta-feira, dia 14, para combater crimes cibernéticos ligados ao abuso sexual de crianças e adolescentes. As prisões ocorreram nas cidades de Chapecó e Herval d’Oeste, por armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil.
A ação é de abrangência nacional, com mandados sendo cumpridos em todos os estados. Em todo o país, foram expedidos 130 mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva. Durante a operação, 35 pessoas foram presas em flagrante. Ao todo, 467 policiais federais e 156 policiais civis participaram da força-tarefa conjunta.
A Proteção Integral II dá continuidade à operação realizada em março deste ano e integra os esforços permanentes da PF no enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil. Entre janeiro e abril de 2025, a Polícia Federal já cumpriu 612 mandados de prisão contra foragidos por crimes sexuais.
A PF reforça o alerta a pais e responsáveis sobre a importância de monitorar o uso da internet por crianças e adolescentes, como forma de prevenir esse tipo de crime e proteger a dignidade das vítimas.