Ao vivo Rádio Atual FM
13.1 C
Concórdia

AMAUC tem 115 casos confirmados de dengue; Concórdia concentra 77% das infecções

Concórdia – Levantamento divulgado nesta semana pela Secretaria Estadual da Saúde, através da regional de Concórdia, aponta 115 casos confirmados da doença em 12 dos 17 municípios do Alto Uruguai Catarinense. Apenas Alto Bela Vista, Ipira, Ipumirim, Presidente Castelo Branco e Xavantina ainda não registram pacientes infectados.
Concórdia lidera o ranking com 89 diagnósticos positivos — o equivalente a 77 % do total regional. Em seguida aparecem Lindóia do Sul, com nove casos, e Itá, com seis. Irani contabiliza quatro infecções, enquanto Arabutã soma três. Peritiba e Piratuba registram dois e um caso, respectivamente.
Além dos diagnósticos já confirmados, 59 amostras aguardam análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen‑SC). Concórdia enviou 27 coletas de pacientes que apresentaram sintomas compatíveis com a doença; Itá aguarda 17 resultados. Os demais casos suspeitos estão distribuídos entre Irani, Seara, Ipumirim, Lindóia do Sul e Peritiba.
As equipes de vigilância epidemiológica reforçam o alerta à população para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti — responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika.
Entre as recomendações estão:
•manter caixas‑d’água bem tampadas;
•remover água de pratos de vasos de plantas e recipientes no quintal;
•limpar calhas e ralos regularmente;
•descartar pneus e entulhos em locais adequados.
Em caso de febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações ou manchas vermelhas na pele, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima e evitar a automedicação.

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta