Estado – Santa Catarina se prepara para o Dia D de vacinação contra a gripe, que acontece neste sábado, dia 10, em todos os 295 municípios do estado.
A campanha, promovida pelo governo estadual, completou praticamente um mês nesta semana, mas até o momento apenas 22% do público prioritário foi imunizado — um índice considerado baixo diante da meta de vacinar pelo menos 90% dessa população.
Neste sábado, os postos de saúde de todo o estado estarão abertos para intensificar a vacinação. A campanha segue direcionada para os grupos prioritários, que incluem crianças menores de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes e idosos. De acordo com os dados mais recentes, os idosos lideram a adesão entre os grupos prioritários, sendo o público que mais se vacinou até o momento.
Os municípios com maior cobertura vacinal até agora são Florianópolis, ville e Blumenau, conforme balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. A partir deste sábado, conforme anunciou o secretário estadual da Saúde, Diogo Demarchi, a vacina contra a gripe ará a estar disponível para toda a população, ampliando o o ao imunizante.
A orientação é que todos compareçam aos postos de saúde levando a carteira de vacinação e documento de identificação.