SC – Um novo tipo de golpe começou a ser aplicado na região Oeste de Santa Catarina, envolvendo a utilização de sites de anúncios de acompanhantes como pretexto para extorsão.
De acordo com relatos, as vítimas são contatadas por pessoas que se am por integrantes de uma facção criminosa, exigindo o pagamento de valores.
A abordagem ocorre por meio de ligações ou mensagens de aplicativos. No contato, os golpistas afirmam que a vítima teria contratado o serviço de uma garota de programa, mas não teria comparecido ao encontro ou cancelado a solicitação, deixando a suposta profissional esperando.
Eles alegam ainda que a mulher seria agenciada por uma organização criminosa e que, por isso, a vítima teria causado um prejuízo à facção.
Durante a conversa, os estelionatários afirmam possuir dados pessoais da vítima e de familiares, e ameaçam levar “problemas” à residência ou ao local de trabalho caso o valor exigido não seja pago. O tom intimidador visa assustar e forçar o depósito imediato de dinheiro.
As autoridades alertam que se trata de um golpe e orientam que, em casos como esse, não sejam realizadas transferências de valores e que a ocorrência seja registrada junto à Polícia Civil. Também é recomendado que o contato com os criminosos seja bloqueado e que nenhum dado pessoal seja reado durante a abordagem.
Prender os envolvidos é muito difícil, sobretudo por ser criminosos que muitas vezes já estão dentro de presídios em locais onde a comunicação é facilitada pela falta de fiscalização dos governos.