Concórdia – A Câmara de Vereadores de Concórdia aprovou uma moção de apelo direcionada ao Secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, Flavio Rogério Pereira Graff, solicitando providências urgentes para a contratação de dois peritos médico-legistas e um perito criminal para a unidade da Polícia Científica no município.
O encaminhamento foi dado pelo vereador Evandro Pegoraro em sessão realizada nessa quarta-feira, dia 22.
Atualmente, apenas um médico-legista atende em Concórdia, o que tem gerado dificuldades operacionais, especialmente em casos de acidentes com vítimas fatais ou situações que exigem procedimentos periciais como necropsias.
Quando o profissional está de folga, os atendimentos precisam ser encaminhados para Chapecó, o que compromete a agilidade das investigações e o andamento de processos judiciais.
A moção, apresentada por Pegoraro ressalta que a recomposição do efetivo é uma medida urgente e necessária para garantir a eficiência dos serviços periciais e atender à crescente demanda da região.
A situação envolvendo o IML e a Polícia Científica de Concórdia vem há anos gerando dificuldades. Há um tempo, ainda havia profissionais como médicos disponíveis – entretanto com algumas “baixas” a estrutura voltou a ficar desassistida e demanda de mais profissionais para garantir o andamento dos trabalhos.