Irani – A Câmara de Vereadores de Irani aprovou, nesta semana, o envio de um documento solicitando a implantação de lombadas físicas no trecho urbano da BR-153, entre os quilômetros 64 e 67. A proposta é de autoria do vereador Wilson Zamarki (Progressistas) e recebeu apoio unânime dos demais parlamentares da Casa.
O pedido é direcionado ao Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho; ao Diretor-geral do DNIT, Fabrício de Oliveira Galvão; e ao Superintendente Regional Substituto do DNIT em Santa Catarina, Alysson Rodrigo de Andrade.
O documento destaca que o trecho solicitado abrange o perímetro urbano do município, onde há intenso fluxo de veículos, frequente neblina e ausência de dispositivos de controle de velocidade, fatores que aumentam o risco de acidentes, especialmente para pedestres. O texto também lembra que, há algum tempo, os radares eletrônicos de velocidade no km 66 foram desativados, agravando ainda mais a situação.
A Câmara lembra que, embora haja estudos prévios para a construção de uma travessia elevada para pedestres, a execução dessa obra pode levar anos. Por isso, os vereadores consideram a implantação imediata de lombadas físicas como uma medida urgente e necessária para reduzir acidentes e aumentar a segurança dos moradores.
“O documento assinado por todos os vereadores representa não apenas a vontade do Legislativo municipal, mas também o anseio da comunidade iraniense, que diariamente convive com os riscos dessa rodovia federal”, reforça o vereador Wilson Zamarki. (Colaboração Ascom/Câmara de Vereadores)