
As chuvas mais significativas que caíram nas regiões do Extremo Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina, nos últimos dias, ajudaram a amenizar os efeitos da estiagem. Segundo a Epagri/Ciram, algumas localidades registraram totais superiores a 50mm.
A precipitação foi mais intensa nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, onde a escassez hídrica era mais crítica. O fenômeno ajudou a aliviar parcialmente os efeitos da estiagem em toda a região Oeste.
Nas lavouras, a segunda safra de grãos — composta por milho, soja e feijão — está em plena fase de desenvolvimento vegetativo e início de floração. A Epagri/Cepa alerta que, mesmo com as chuvas, essas culturas ainda demandam cuidados. Confira a seguir, um panorama da situação atual das lavouras:
Milho (segunda safra): Os prejuízos na safrinha são considerados elevados com uma queda na produtividade estimada em até 35%, na microrregião de São Miguel do Oeste.
Feijão (segunda safra): A colheita já começou em algumas regiões. Segundo avaliação, 84% das lavouras são consideradas como boas.
Soja (segunda safra): A soja está em fase de desenvolvimento, estima-se que a produtividade sofra uma redução de pelo menos 30% devido à estiagem prolongada.