Ipumirim – Um caso suspeito de gripe aviária registrado no município de Ipumirim, no Vale da Produção, segue em análise pelas autoridades sanitárias.
A suspeita surgiu após a notificação de mortalidade atípica de aves em uma granja no sábado, dia 17.
Amostras foram coletadas pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) e encaminhadas para o laboratório oficial do Ministério da Agricultura, em São Paulo. O resultado deve ser divulgado em até três dias.
A presidente da CIDASC, Celles Regina de Matos, explicou que a ação em Ipumirim, no Alto Uruguai Catarinense, segue o protocolo padrão e destacou que não há, até o momento, qualquer confirmação de foco de gripe aviária no estado.
“Estamos aguardando os laudos. É importante entender que doenças respiratórias e nervosas em aves podem ter sintomas muito parecidos, e somente um exame laboratorial pode confirmar a causa da mortalidade”, ressaltou.
Celles reforçou ainda que a CIDASC tem intensificado a vigilância devido aos registros da doença no estado vizinho, o Rio Grande do Sul, mas frisou que em Santa Catarina os trabalhos seguem dentro da normalidade.
“É fundamental que a população continue notificando casos de alta mortalidade ou sinais respiratórios e nervosos em aves. A CIDASC será acionada, irá até o local, fará a coleta e seguirá o protocolo, como foi feito agora em Ipumirim. A comunidade será prontamente informada sobre o resultado dos exames”, completou.