Concórdia – Concórdia, maior cidade do Alto Uruguai catarinense e reconhecida como uma das líderes na produção agropecuária do estado, registrou queda no Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado na última semana pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).
Com base nos dados oficiais de 2023 — compilados a partir de informações dos ministérios da Economia, da Educação e da Saúde — o município ocupa, a 13ª posição no ranking estadual e a 131ª no cenário nacional.
O IFDM é um dos principais indicadores para medir o desenvolvimento econômico e social dos municípios brasileiros.
O índice avalia três áreas fundamentais: emprego e renda, educação e saúde, oferecendo um panorama detalhado do desempenho das cidades em cada um desses pilares.
Nos últimos anos, Concórdia vinha alcançando resultados expressivos no levantamento.
Em 2022, o município estava em 4º lugar em Santa Catarina e ocupava a 27ª posição no Brasil. Já em 2021, alcançou seu melhor desempenho histórico: foi o primeiro colocado estadual e o 16º no ranking nacional.
A queda nas posições acende um alerta, uma vez que o IFDM reflete a capacidade do município em gerar empregos, manter bons índices educacionais e garantir qualidade na área da saúde.
Apesar da posição recuar no cenário nacional e estadual, Concórdia está em uma posição considerada de destaque com desenvolvimento considerado ALTO no IFDM. Além disso, tem o mesmo desempenho alto para o emprego e renda e desenvolvimento MODERADO na saúde e educação.
Mesmo com a economia local fortemente impulsionada pela agroindústria e reconhecida como a “capital do trabalho”, Concórdia tem perdido espaço para outras cidades catarinenses que vêm se destacando em um ritmo mais acelerado, conforme os critérios avaliados pela FIRJAN.