Seara – A equipe do Programa de Controle e Combate a Dengue em Seara tem feito ações diárias e coletas semanais nas armadilhas. No último sábado (21/01) foram confirmados os dois primeiros focos do mosquito transmissor Aedes aegypti de 2017, localizados em armadilhas no bairro Industrial. Já ontem, o setor responsável confirmou a localização de mais um foco em armadilha localizada no bairro Niterói (saída para Concórdia) e outro no Industrial, totalizando quatro focos do mosquito transmissor na cidade neste ano.
Desta forma, Seara mantém o status de área infestada. Em 2016 ao todo foram encontrados 16 focos nos bairros Industrial, São João e Nações. Conforme os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, as larvas do inseto foram identificadas nos meses de janeiro (4), fevereiro (6), março (4) e abril (2). Vale ressaltar que não há casos de doentes por dengue, chikungunya ou zika vírus em Seara. Casos suspeitos de dengue foram investigados desde o ano ado, porém nenhum foi confirmado. Além disso, os pacientes com os sintomas eram pessoas que viajavam para outras regiões do Estado e do País.
Na região do Alto Uruguai Catarinense, Seara é a única cidade considerada infestada. Em todo o Estado, há 51 cidades nesta situação, sendo a maioria no Meio-Oeste, mas também grandes índices no Litoral. A equipe regional do programa de Combate a Dengue estará em Seara amanhã, para reunião da sala de situação visando traçar novas estratégias de ação. (Belos Montes)
Confirmados quatro focos de Aedes aegypti em Seara
Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.
*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp