Concórdia – O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado todo ano em três de dezembro. Em 1992 a Organização das Nações Unidas – ONU proclamou a data com objetivo de que todos os países membros aproveitem esse dia para conscientização, compromisso e ações que promovam os direitos das pessoas com deficiência.
Em Concórdia, o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu uma tarde de debates nesta terça-feira, 3, no plenário da Câmara de Vereadores. O conselho é um órgão de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador da política municipal de atendimento de direitos da pessoa com deficiência, respeitando sempre a legislação vigente.
Segundo a presidente do conselho, Rosane Maria Teston Vendrúsculo, “é fato que nós lutamos muito tempo por igualdade. Hoje, porém, a nossa luta é por equidade. Essas duas palavras costumam caminhar juntas e que, muitas vezes, seus significados são confundidos.
Isso porque, enquanto a igualdade trata a todos da mesma forma, sem distinção, a equidade parte do princípio de que as pessoas têm diferentes especificidades e que nem sempre largam do mesmo ponto de partida”. (Ascom Prefeitura)