Concórdia – O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) confirmou na manhã desta quinta-feira, dia 22, um novo caso suspeito de gripe aviária em Santa Catarina, dessa vez, no município de Concórdia. Segundo informações divulgadas pelo governo federal, trata-se de uma ave criada em uma pequena propriedade de subsistência, ou seja, um animal mantido em ambiente doméstico.
Com essa nova suspeita, Santa Catarina contabiliza agora quatro casos em investigação. Além do caso em Concórdia, há outro registro semelhante em Chapecó, também em uma propriedade de criação doméstica. No litoral sul do estado, foi identificado um possível caso da doença em um quero-quero, ave silvestre encontrada na região de Garopaba.
Outro caso segue em análise no município de Ipumirim, considerado o primeiro registro de suspeita de gripe aviária na região e, em criação comercial. Amostras coletadas dessas aves foram encaminhadas para exames laboratoriais, e os resultados devem ser divulgados nos próximos dias pelo Ministério da Agricultura.
As autoridades reforçam que, até o momento, não há confirmação de infecção em plantéis comerciais e destacam a importância da notificação imediata em caso de sintomas em aves. Medidas de vigilância e contenção já foram adotadas nas áreas afetadas.