
O Brasil registrou em 2023 a menor taxa média de homicídios dos últimos 10 anos: foram 21 mortes para cada 100 mil habitantes. Os dados foram divulgados na segunda-feira, dia 12, pelo Atlas da Violência 2025, publicação elaborada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Entre os estados brasileiros, Santa Catarina se destaca de forma positiva ao ocupar o segundo lugar no ranking das unidades da federação com os menores índices de homicídios: apenas 8 por 100 mil habitantes. O estado está atrás apenas de São Paulo, que lidera com taxa de 6, e à frente do Distrito Federal com 11, e Minas Gerais com 13 homicídios por 100 mil habitantes.
Segundo especialistas em segurança pública, políticas consistentes de prevenção, inteligência policial e investimentos em patrulhamento têm impacto direto na redução dos índices de criminalidade. No caso de Santa Catarina, esses fatores têm contribuído para consolidar o estado entre os mais seguros do país.
Na outra ponta, o relatório aponta Bahia como o estado com a maior taxa de homicídios do Brasil, com 44 mortes por 100 mil habitantes, o dobro da média nacional. Ceará e Rio Grande do Norte também figuram entre os piores índices, com 32 e 27 homicídios por 100 mil, respectivamente.
Com os novos dados, Santa Catarina reafirma posição de destaque no cenário nacional em se tratando de segurança pública, mantendo-se como referência na redução da violência letal.