Concórdia – Os municípios da região do Alto Uruguai Catarinense receberão, nos próximos meses, um atendimento ampliado por parte do SAMU, com a implementação de uma ambulância UTI Móvel.
A nova estrutura foi garantida pelo Governo do Estado, que está finalizando os preparativos para reformar o prédio do antigo Sine, próximo ao Colégio Olavo Cecco Rigon, onde será a base da UTI.
De acordo com as informações apuradas, cerca de R$ 1 milhão serão investidos na melhoria da estrutura. A UTI Móvel ficará sob gestão do Estado, enquanto a atual ambulância, istrada pela Prefeitura de Concórdia, continuará operando anexa ao posto de saúde no bairro Jardim Europa.
A nova UTI Móvel contará com uma equipe completa de profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e farmacêuticos. O serviço funcionará 24 horas por dia, 365 dias por ano. Além de atender às ocorrências mais graves, a ambulância do SAMU poderá realizar transferências de pacientes em estado crítico, uma antiga demanda da região.
Atualmente, as ambulâncias UTI mais próximas estão baseadas em Joaçaba, Videira e outras cidades distantes. Dionisio Cezar Medeiros, diretor da Diretoria de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel (DAPM) do SAMU, destacou a importância estratégica da nova UTI em Concórdia para a cobertura estadual e o atendimento de saúde, abrangendo desde o cuidado primário até os casos mais complexos.
Os investimentos irão iniciar a partir das aprovação da documentação para início da reforma na estrutura. Acredita-se que ainda nesse ano a UTI do SAMU irá iniciar a operação em Concórdia.