Ao vivo Rádio Atual FM
16.4 C
Concórdia

Vereadores reforçam pedido para criação da área de parada de caminhões em Concórdia

Concórdia – Com o objetivo de atender uma demanda histórica e urgente do setor de transporte rodoviário de cargas, os vereadores de Concórdia protocolaram junto ao Poder Executivo um pedido oficial para a destinação de uma área pública que possa servir como ponto de parada e apoio aos caminhoneiros que circulam pelo município. Marcos Berta (PSDB), Honestino Malacarne (MDB) e Wagner Bee (PSD) entregaram o documento ao prefeito Edilson Massocco na manhã desta sexta-feira (2).

A proposta, já aprovada pela Câmara, é fruto de uma solicitação conjunta do Setcom (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Oeste e Meio Oeste Catarinense) e do Sintrocon (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário) com a Câmara de Vereadores. A sugestão dos parlamentares é que uma área da Nova Área Industrial, próxima ao Posto Coopercarga e ao Posto Cem, seja disponibilizada — via doação, cessão ou outro instrumento legal — para a implantação de uma estrutura adequada para estacionamento de caminhões e atendimento aos motoristas. O espaço poderá incluir instalações básicas de saúde, higiene, descanso e segurança.

Os números que envolvem o setor reforçam a urgência da medida. Atualmente, Concórdia conta com mais de 2 mil empresas de transporte e uma frota superior a 14 mil veículos de carga, incluindo caminhões, carretas, reboques e semirreboques. Em 2023, o setor gerou mais de 4 mil empregos diretos no município — um crescimento de 88% em comparação com 2017 — e arrecadou mais de R$ 1,2 milhão em ISS apenas em 2024. Além disso, cerca de 40% dos rees de IPVA ao município têm origem nas empresas do transporte, totalizando mais de R$ 12 milhões no ano ado.

Diante desse cenário, os vereadores destacam que a implantação de um espaço específico para os caminhoneiros trará benefícios sociais, econômicos e estruturais à cidade, contribuindo para a segurança nas vias urbanas, organização do tráfego e valorização dos profissionais do setor.

A proposta prevê, ainda, que a entidade beneficiada assuma a responsabilidade de construir e manter as instalações no local, em parceria com o poder público, garantindo condições dignas de permanência para os motoristas que fazem de Concórdia um ponto estratégico de suas rotas. (Ascom Câmara de Vereadores)

Participe da comunidade no Whatsapp da Atual FM e receba as principais notícias do Oeste Catarinense na palma da sua mão.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Notícias Relacionadas

Em Alta