
As fiscalizações envolvendo estabelecimentos comerciais no Oeste de Santa Catarina, realizadas na semana ada, causaram preocupação em consumidores. Um vídeo divulgado pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) mostra o processo de descarte dos alimentos estragados retirados de circulação em Seara.
A representante da Vigilância Sanitária do município, Cintia Mara Schwartz, explica os alimentos fora do padrão de qualidade foram encaminhados ao aterro. “No vídeo, utilizamos o produto, para então, realizar o processo de descarte. Para fazer isso, normalmente usamos hipoclorito de sódio, mas nesse caso foi utilizado um tipo produto contendo álcool que seria descartado”, explica ela, enfatizando que o vídeo não é de nenhum estabelecimento, mas sim da própria Vigilância Sanitária que realizava o trâmite de descarte.
A técnica para simular a aparência de frescor das carnes vencidas utilizada por comerciantes, foi descoberta durante uma fiscalização em 17 estabelecimentos de Seara e Xavantina, no Oeste de Santa Catarina.
Carnes com prazos de validade expirados, inclusive congeladas após o vencimento foram retiradas de circulação. Para simular uma aparência de frescor, os envolvidos utilizavam corantes para avermelhar as carnes, que já não estavam mais próprias para o consumo.
O Ministério Público não revelou o nome dos estabelecimentos com irregularidades. A promotoria explica que foram constatadas graves irregularidades sanitárias nos estabelecimentos fiscalizados. Os agentes encontraram moscas dentro das embalagens de carne, ovos no sol, queijos, iogurtes, sorvetes e leite vencidos e hortaliças com mofo, fungos e em decomposição.

=> CLIQUE AQUI e assista o vídeo em nosso Instagram.
Última atualização 12h10.